9 de maio de 2010

mais valia

Mais-valia é o nome dado por Karl Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base do lucro no sistema capitalista.


mais valia não haver outras "mais valias". mais valia nós nunca termos que dizer mais valia, isso pressupôe que houve algo errado que teria sido melhor se não tivesse existido, em deterimento de outra coisa qualquer. (p.e. mais valia eu ter um corrector neste processador de texto do que os posts irem cheios de erros).

mais valia que tudo fosse linear e simples, em vez de truncado e complexo, mesmo as coisas que o não são, nós conseguimos fazê-las.

mais valia que não fossem tão "dolorosamente dolorosos" estes tempos em que me movo (e não estou a falar em dores físicas).

mais valia que este declínio não fosse tão acentuado, porque me está a lixar a média do caminho que fiz até aqui.

mais valia que as lágrimas opressoras se soltassem de vez para poder limpar o coração, o peito, os olhos, o ser.

mais valia que Deus (como eu falo tão pouco Dele neste meu blog) me levasse de vez, simples, sem alardes, sem complicações, sem estardalhaços nem carpideiras. isso sim: mais valia.

Sem comentários:

Enviar um comentário